parceiro

quinta-feira, 17 de junho de 2010

As mulheres devem ou não usar véu na Igreja ? (1 Cor. 11:2-16)


A palavra grega para véu é “peribaion” e significa “jogar em volta”. É Paulo quem fala sobre o véu, e apenas mencionou-o na problemática Igreja de Corinto, e mais em nenhuma outra epístola, e mesmo em todo o Novo Testamento, nada há a respeito, nem outros apóstolos ou o Senhor Jesus a ele se referiram.

Algumas religiões exigem que as mulheres só entrem na Igreja e orem cobrindo a cabeça com um véu. Alguém dirá: mas o apóstolo Paulo disse: “Não é decente a mulher orar descoberta”. Repito, isso não é doutrina, mas um conselho ou regulamentação temporal, porque a tendência dos costumes e hábitos é mudar. Ao dizer que era desonroso uma mulher orar sem véu, Paulo não se referia à desonra diante de Deus, mas diante dos homens, por causa da tradição familiar e social, e costumes daqueles dias. Naquela época, as mulheres não podiam sair às ruas sem o véu cobrindo o rosto. Elas seriam mal vistas e suspeitas. A tradição (Judaica e árabe) daquela época ensinava, que a beleza da mulher só podia ser vista pelo marido, e o véu era sinal de submissão da mulher ao mesmo.

As referências em 1 Coríntios 11:2-16 às “tradições” (verso2) e aos “costume[s]” (verso16) parecem comprovar a nação de que o uso litúrgico do véu era apenas uma norma cultural, em harmonia com o estilo do vestuário cristão oriental da época, e não um mandamento normativo para as demais culturas que não possuem tal costume. Exigir, ainda hoje, que as mulheres cubram a cabeça com um véu ao adentrarem um templo ocidental é uma imposição legalística e artificial.
Russel Norman Champlin escreveu entre outras coisas o seguinte sobre 1 Coríntios 11:2-16: “Paulo escreveu aqui do ponto de vista de um rabino, como representante da antiga cultura judaica”
- O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo,
vol. IV, pág. 171.

Nos dias de hoje, ainda é obrigatório às mulheres usarem véu na igreja? Claro que não. Veja:

“... pois o cabelo lhe foi dado em lugar do véu(1 Cor. 11:16).

A Bíblia diz mais: Naquele dia, tirará o Senhor... os véus esvoaçantes” (Isa. 3:18e19).

Assim diz o Senhor Deus: Ai dos que cosem invólucros feiticeiros para todas as articulaões das mãos e fazem véus para cabeças de todo tamanho, para caçarem alma!... (Ezeq.13:18).

Há referência ao véu no Antigo Testamento, das quais se deduz que naqueles tempos as mulheres de má fama o usavam. No caso de Tamar que adulterou com seu sogro cobrindo-se com um véu (Gên. 38:13-19, 24).

segunda-feira, 7 de junho de 2010

PODE NA IGREJA TER SORTEIOS, RIFAS, BINGOS E JOGOS?


Dentro de muitas igrejas hoje existem sorteios, bingos e rifas. Rifam de tudo: celulares, TVs, livros, cordões, sacolões, pulseiras, perfumes. Etc. mas, será que Deus aprova esta atitude dentro de Sua “Casa de Oração” (Lc 19:46)?

Muitos cristãos estão participando desses tipos de eventos. Porém, isso parece jogos de azar, onde muitas pessoas investem 1, 2, 3, 5 reais (dependendo do tipo de rifa) e só uma delas ganha. Vejo isso como o mesmo sistema de uma loteria. Não concordo com esse tipo de evento dentro da Casa de Deus. Pois, a Igreja é “Casa de Oração”. Eis ai oito razãos porque sorteios, rifas e bingos não devem ser dentro da igreja. Veja:


1. Jesus disse: “não façais da casa de meu Pai casa de negócio” (Jo 2:16).


2. Porque também Jesus disse que a sua Igreja é “casa de oração” (Mt 21:13), e não casa de quermesse.


3. Porque a Bíblia diz: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm” (1 Cor. 6:12).


4. Porque a Palavra de Deus diz que é inútil confiar na sorte (Pv 16:33).


5. O cristão deve “fugir da aparência do mal” (1 Ts 5:22), e evitar escândalos (Mt 18:7).


6. Na Casa de Deus tem que ter “decência e ordem” (1 Cor. 14:40), e “reverência e santo temor” (Heb. 12:28).


7. Porque na Casa de Deus (a Igreja) tem que ter zelo (Jo 2:17).


8. Na Bíblia ninguém ver Jesus nem os discípulos nem os profetas fazendo sorteios, rifas, prêmios, bingos e nem quermesses.


Brinde, rifa, sorteio, bingo assemelham-se a um jogo de azar, isto é, pelo azar de muitos, só um ganha. Tal prática tende a se perpetuar nas igrejas, mesmo em tempos em que não hajam projetos à vista. Sempre haverá um motivo para fazer sorteios. Vicia os membros e dá mau exemplo a crianças e adolescentes. A Igreja deve viver das ofertas dadas com amor e os dízimos dos fiéis, e não diante da perspectiva de ganhar alguma coisa.
finalizo, com a atitude de Jesus. Veja: “E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou a mesa” (Jo 2:14-15). Pense nisto! Que Deus te abençoe.